Infertilidade - Saiba Tudo

Investigação Masculina

Na maioria dos casos em que o casal não consegue engravidar, as mulheres são extensamente investigadas, enquanto o homem é submetido à apenas um espermograma. Fique atenta! A recomendação sobre a investigação da condição masculina é da maior importância, assim como a investigação feminina.

Muitas vezes o casal passa anos tentando uma gestação com base no tratamento apenas da mulher, até considerar a investigação mais detalhada do homem. E quando finalmente descobre que a infertilidade também está nele já pode ser tarde para intervenções simples.

A infertilidade do casal, hoje em dia, deixou de significar a impossibilidade de ter filhos. A variedade de opções de tratamentos (tanto para o homem quanto para a mulher) e os índices de sucesso registrados em publicações científicas e observados, também, na vida real, mostram como é possível realizar o sonho de ter um bebê.

Quando o homem deve procurar um médico

Depois de um ano mantendo relações sexuais freqüentes e sem o uso de qualquer método contraceptivo, se o casal não obtém a gravidez, é hora de procurar o médico, segundo os especialistas.

A mulher pode ter esta avaliação com seu próprio ginecologista, o homem deve procurar o urologista. Não esperem muito!

Depois de eliminadas as causas no homem e da mulher, o especialista poderá indicar ao casal outras técnicas para que haja a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Investigação da Mulher

As complicações que impedem uma mulher de engravidar naturalmente, em qualquer fase do período fértil, pode ter origens variadas. Entre elas, o homem, que também deve ser examinado por um especialista e realizar todos os exames necessários à confirmação da infertilidade do casal.

A investigação básica da mulher

Entre os exames complementares na mulher, a primeira etapa inclui a avaliação da ovulação. Uma mulher que tem menstruações regulares ovula em mais de 95% dos ciclos, mas isso não significa que a qualidade das ovulações é adequada e o especialista deve pedir um perfil hormonal da paciente.

Tratamentos

Além de tratamentos médicos tanto na mulher quanto no homem, também recursos para a promoção da gestação através de Reproduções Assistidas.

Os principais tratamentos utilizados hoje quando há necessidade da reprodução assistida são descritos a seguir.

  • Coito programado (CP): é o método mais simples, realizado paralelamente à estimulação da ovulação.

  • Inseminação artificial (IA): um concentrado de espermatozóides é injetado dentro da cavidade uterina, também após estímulo ovulatório. Os resultados desses métodos costumam variar, mas no geral são baixos. Não é recomendado insistir neles depois de três tentativas.

  • Fertilização in vitro (FIV): os espermatozóides são colocados em contato com o oócito e o momento da fecundação ocorre in vitro. Pode também ser feita pelo método ICSI, também in vitro. A sigla vem do inglês e compreende a técnica em que o espermatozóide é injetado dentro do oócito. O material fecundado in-vitro, tanto na primeira quanto na segunda técnica, é implantado pelo médico no útero feminino.

Vale lembrar que tanto no Homem quanto na mulher, a qualidade de vida e a presença de Doenças Não Transmissíveis (como diabetes, hipertensão, Síndrome Metabólica, Obesidade etc.) ou de alterações no funcionamento celular, influenciam diretamente na capacidade reprodutiva do homem e da Mulher.

Hábitos de alimentação ricos em gorduras saturadas, resistência à insulina, Deficiências Hormonais, contaminação por metais pesados e deficiência de absorção de nutrientes, estão intimamentes ligados a capacidade de ovulação e espermogenese. Desta forma é de fundamental importância o acompanhamento Médico e Nutricional Especializado.

Na Matterclin você encontra profissionais qualificados para o diagnóstico e acompanhamento necessários para o tratamento da Infertilidade.

E você? Já agendou a sua consulta hoje?

Estamos te esperando!

Matterclin - Saúde da Mulher

Tel: 011-2597 1361 ou 011-99013 7981 (Whatzapp)

http://www.matterclin.com.br/agendamento


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

Rua Antonio Camardo, 1001 - São Paulo, SP 03309-060

Tel: (11) 2597 1361  ou (11) 97658-4083

  • White Facebook Icon

Médico Responsavel: Dr. Ricardo Andrade Freire 
CRM - 99798