Fitoterapia e Plantas Medicinais

March 6, 2017

Nos dias atuais, o uso de medicações cada vez mais potentes e de uma quantidade cada vez mais crescente de diversas medicações diariamente, tem aumentado o interesse dos pacientes e dos profissionais de saúde por terapias naturais e com menor efeito colateral.

 

 

 O uso da Fitoterapia e plantas medicinais tem ganhado não só adeptos mas estudos cada vez mais conclusivos sobre seus benefícios e indicações de uso.

Plantas medicinais são ervas utilizadas com finalidade terapêutica para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas. A Fitoterapia é o uso destas plantas como forma de tratamento.

Na medicina o uso de fitoterápicos é muito amplo e pode ser empregado desde que indicado e acompanhado por um médico. Mesmo com o uso de plantas, há restrições de uso, doses corretas, risco de consumo e necessidades de monitoramento do tratamento – não é porque se utilizam plantas que não há riscos no seu consumo. Principalmente para pessoas que já utilizam outras medicações ou possuem patologias específicas, podem haver interações entre plantas medicinais e medicamentos ou podemos descompensar estas doenças já existentes com o uso indiscriminado de diversas plantas.

Porém o uso é extremamente seguro quando orientado por um profissional especialista e acompanhado durante o tratamento.

 

Uma das possibilidades de uso é para complementar o planejamento dietético, acompanhado por Nutricionista Especialista em Fitoterapia e podemos empregar estas plantas em diversos fins:

 

  • Obesidade (redução de peso e de gordura corporal)

  • Carências nutricionais (necessidades específicas de absorção de vitaminas e minerais)

  • Patologias estéticas (celulite, flacidez, queda de cabelo, manchas na pele, envelhecimento precoce, prevenção de envelhecimento da pele)

  • Saúde da Mulher (TPM, Climatério, Infecções Ginecológicas e urinárias)

  • Gestantes: Melhora das náuseas na gestação, má digestão, alterações intestinais, melhora do sono.

  • Humor: Ansiedade, agitação, falta de concentração, compulsão alimentar, melhora do sono, stress físico e mental.  

  • Imunidade: melhora do sistema de defesa imunológico, infecções de repetição, resfriados, inflamações de vias aéreas.

  • Doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevado)

  • Doenças Respiratórias: saúde do sistema respiratório, garganta e pulmão.

  • Melhora da Lactação: aumento da produção de leite materno

  • Saúde do homem: prevenção e tratamento de patologias urinárias e prostáticas, aumento da espermogênese.

  • Doenças e sintomas gastrointestinais: gastrites, refluxo, má digestão, náuseas, alterações intestinais, distúrbios hepáticos.

 

Dentre outras a serem avaliadas durante o acompanhamento nutricional.

 

Os fitoterápicos podem ser utilizados através de chás (infusão, decocção ou maceração), tinturas, xaropes,cápsulas ou pó – a depender da necessidade de cada paciente e da possibilidade de emprego da cada erva.

Mas também é possível utilizar através de temperos e ervas aromáticas em sucos, azeites aromatizados, Suchás (Suco com chá), e preparações culinárias – em forma de temperos.

O uso das plantas medicinais sempre deverá ser acompanhado por profissional especializado e com consultas frequentes para avaliação das necessidades e ajustes da prescrição.

Se você utiliza plantas medicinais em qualquer forma, sem indicação médica ou de profissional especializado CUIDADO! NEM TODA PLANTA É SEGURA PARA TODAS AS PESSOAS! Procure imediatamente um profissional para que o uso desta planta possa ser avaliado em seus benefícios e riscos para a sua saúde.

 

E você? Já agendou a sua consulta hoje?

Estamos te esperando!

Matterclin - Saúde da Mulher

Tel: 011-2597 1361  ou 011-99013 7981 (Whatzapp)

http://www.matterclin.com.br/agendamento

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Grupo de Apoio Materno Matterclin

January 9, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

February 4, 2019

December 21, 2018

October 23, 2018

October 19, 2018