Fitoterapia e Plantas Medicinais
Nos dias atuais, o uso de medicações cada vez mais potentes e de uma quantidade cada vez mais crescente de diversas medicações diariamente, tem aumentado o interesse dos pacientes e dos profissionais de saúde por terapias naturais e com menor efeito colateral.

O uso da Fitoterapia e plantas medicinais tem ganhado não só adeptos mas estudos cada vez mais conclusivos sobre seus benefícios e indicações de uso.
Plantas medicinais são ervas utilizadas com finalidade terapêutica para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas. A Fitoterapia é o uso destas plantas como forma de tratamento.
Na medicina o uso de fitoterápicos é muito amplo e pode ser empregado desde que indicado e acompanhado por um médico. Mesmo com o uso de plantas, há restrições de uso, doses corretas, risco de consumo e necessidades de monitoramento do tratamento – não é porque se utilizam plantas que não há riscos no seu consumo. Principalmente para pessoas que já utilizam outras medicações ou possuem patologias específicas, podem haver interações entre plantas medicinais e medicamentos ou podemos descompensar estas doenças já existentes com o uso indiscriminado de diversas plantas.
Porém o uso é extremamente seguro quando orientado por um profissional especialista e acompanhado durante o tratamento.
Uma das possibilidades de uso é para complementar o planejamento dietético, acompanhado por Nutricionista Especialista em Fitoterapia e podemos empregar estas plantas em diversos fins:
Obesidade (redução de peso e de gordura corporal)
Carências nutricionais (necessidades específicas de absorção de vitaminas e minerais)
Patologias estéticas (celulite, flacidez, queda de cabelo, manchas na pele, envelhecimento precoce, prevenção de envelhecimento da pele)
Saúde da Mulher (TPM, Climatério, Infecções Ginecológicas e urinárias)
Gestantes: Melhora das náuseas na gestação, má digestão, alterações intestinais, melhora do sono.
Humor: Ansiedade, agitação, falta de concentração, compulsão alimentar, melhora do sono, stress físico e mental.
Imunidade: melhora do sistema de defesa imunológico, infecções de repetição, resfriados, inflamações de vias aéreas.
Doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevado)
Doenças Respiratórias: saúde do sistema respiratório, garganta e pulmão.
Melhora da Lactação: aumento da produção de leite materno
Saúde do homem: prevenção e tratamento de patologias urinárias e prostáticas, aumento da espermogênese.
Doenças e sintomas gastrointestinais: gastrites, refluxo, má digestão, náuseas, alterações intestinais, distúrbios hepáticos.
Dentre outras a serem avaliadas durante o acompanhamento nutricional.
Os fitoterápicos podem ser utilizados através de chás (infusão, decocção ou maceração), tinturas, xaropes,cápsulas ou pó – a depender da necessidade de cada paciente e da possibilidade de emprego da cada erva.
Mas também é possível utilizar através de temperos e ervas aromáticas em sucos, azeites aromatizados, Suchás (Suco com chá), e preparações culinárias – em forma de temperos.
O uso das plantas medicinais sempre deverá ser acompanhado por profissional especializado e com consultas frequentes para avaliação das necessidades e ajustes da prescrição.
Se você utiliza plantas medicinais em qualquer forma, sem indicação médica ou de profissional especializado CUIDADO! NEM TODA PLANTA É SEGURA PARA TODAS AS PESSOAS! Procure imediatamente um profissional para que o uso desta planta possa ser avaliado em seus benefícios e riscos para a sua saúde.
E você? Já agendou a sua consulta hoje?
Estamos te esperando!
Matterclin - Saúde da Mulher
Tel: 011-2597 1361 ou 011-99013 7981 (Whatzapp)
http://www.matterclin.com.br/agendamento