Pré-Natal e Parto Prematuro

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, a prematuridade é um problema mundial e crescente de saúde pública e o Brasil foi apontado pela OMS, em 2012, como o décimo país com maior número de nascimentos prematuros em todo o mundo, prevalência de prematuridade no país foi de 11,2%.

A primeira medida para se evitar o parto prematuro é não só fazer o pré-natal, mas fazer um pré-natal de qualidade desde os primeiros meses: a maior parte dos problemas é identificada cedo e pode ser combatida.

As causas do parto pré-termo ou prematuro estão relacionadas principalmente a doenças maternas como hipertensão, diabetes, infecção uterina e urinária, descolamento prematuro de placenta, obesidade, idade materna dentre outros. Mas também podem ocorrer por patologias congênitas do bebê, como as respiratórias e cardíacas, e até por gestação múltipla, quando a mulher gera mais de um bebê.

Por isso, é de suma importância fazer um pré-natal adequado, já que existem vários métodos para diagnosticar, tratar e prevenir complicações. O Obstetra definirá com a gestante a rotina de consultas e exames, caso a caso e avaliando a necessidade da mãe e do bebê.

O acompanhamento Nutricional, Psicológico e dos demais profissionais da equipe multidisciplinar são recomendados e devem ser seguidos conforme orientação e encaminhamento médico. Juntos ao obstetra estes profissionais traçam planos terapêuticos visando a saúde da Mãe e do Bebê.

Campanha Março Lilás

A Sociedade de Pediatria de São Paulo decidiu ampliar o dia de atenção à saúde do prematuro para todo o mês de março, iniciando a campanha Março Lilás

[if !supportLineBreakNewLine] [endif]

Em 2017, a Sociedade de Pediatria de São Paulo, com o objetivo de destacar a importância de seguimento diferenciado para os bebes prematuros e de que sejam atendidos por neonatologistas/pediatras capacitados a detectar, prevenir e/ou minimizar as possíveis complicações, incluindo a necessidade dessas famílias, decidiu ampliar o dia de atenção à saúde do prematuro para todo o mês de março, iniciando a campanha Março Lilás.

O acompanhamento do prematuro deve ser realizado por um grupo multidisciplinar especializado e sob responsabilidade da equipe de Neonatologia que cuidou do bebê desde o nascimento.

Fontes:

Sociedade de Pediatria de São Paulo Febrasgo

E você? Já agendou a sua consulta hoje?

Estamos te esperando!

Matterclin - Saúde da Mulher

Tel: 011-2597 1361 ou 011-99013 7981 (Whatzapp)

http://www.matterclin.com.br/agendamento


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square