Cólica Menstrual

April 3, 2017

 

Especialista: Dra. Carolina Resende - Ginecologista / Obstetra

 

Formação: Faculdade de Medicina e Residência em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de São Paulo. Especialização em cirurgia vaginal e uroginecologia. Pós graduação em videolaparoscopia.

Atuação: Ginecologia e Obstetrícia Matterclin e Coordenadora da equipe de cirurgias minimamente invasivas do Hospital São Luiz Analia Franco.    

 

 

          

Você tem cólica menstrual? Vamos saber mais sobre isso

 

Desde quando começam a menstruar, muitas mulheres ouvem que ter cólicas menstruais é normal porque outras mulheres na família ou amigas também tem. Mas, o que muitas não sabem, é que a cólica pode ser o sintoma de uma doença mais grave, como a endometriose.

 

Ter dores incapacitantes, que alterem a rotina, como faltas ao trabalho ou escola e idas ao pronto socorro, não é normal. A endometriose, a principal doença responsável pela dor pélvica, tem um atraso de até 10 anos no diagnóstico. Isso ocorre porque muitas pacientes não relatam o sintoma, ou mesmo, porque muitos médicos não investigam mais a fundo quando a queixa aparece no consultório.

 

São necessários exames específicos realizados por profissionais experientes para que a doença seja diagnosticada. Os exames de imagem como ultrassom com preparo intestinal ou ressonância magnética são as opções de escolha.

 

Uma vez diagnosticada a doença, o ginecologista deve estabelecer um tratamento adequado à queixa da paciente, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Segundo a Dra. Carolina Resende, nos casos em que há indicação de cirurgia, como quando não há melhora da dor com medicamentos ou em alguns casos de infertilidade, a melhor opção é por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva, que favorece uma recuperação mais rápida, menor sangramento e menor risco de infecção intra-operatória.

 

“Se você tem cólicas de forte intensidade, não deixe de conversar com seu ginecologista sobre isto o quanto antes” esclarece a especialista Dra. Carolina.

 

E você? Já agendou a sua consulta hoje?

Estamos te esperando!

Matterclin - Saúde da Mulher

Tel: 011-2597 1361  ou 011-99013 7981 (Whatzapp)

http://www.matterclin.com.br/agendamento

 

Please reload

Posts Em Destaque

Grupo de Apoio Materno Matterclin

January 9, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

February 4, 2019

December 21, 2018

October 23, 2018

October 19, 2018

July 27, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

Rua Antonio Camardo, 1001 - São Paulo, SP 03309-060

Tel: (11) 2597 1361  ou (11) 97658-4083

  • White Facebook Icon

Médico Responsavel: Dr. Ricardo Andrade Freire 
CRM - 99798