Cólica Menstrual

April 3, 2017

 

Especialista: Dra. Carolina Resende - Ginecologista / Obstetra

 

Formação: Faculdade de Medicina e Residência em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de São Paulo. Especialização em cirurgia vaginal e uroginecologia. Pós graduação em videolaparoscopia.

Atuação: Ginecologia e Obstetrícia Matterclin e Coordenadora da equipe de cirurgias minimamente invasivas do Hospital São Luiz Analia Franco.    

 

 

          

Você tem cólica menstrual? Vamos saber mais sobre isso

 

Desde quando começam a menstruar, muitas mulheres ouvem que ter cólicas menstruais é normal porque outras mulheres na família ou amigas também tem. Mas, o que muitas não sabem, é que a cólica pode ser o sintoma de uma doença mais grave, como a endometriose.

 

Ter dores incapacitantes, que alterem a rotina, como faltas ao trabalho ou escola e idas ao pronto socorro, não é normal. A endometriose, a principal doença responsável pela dor pélvica, tem um atraso de até 10 anos no diagnóstico. Isso ocorre porque muitas pacientes não relatam o sintoma, ou mesmo, porque muitos médicos não investigam mais a fundo quando a queixa aparece no consultório.

 

São necessários exames específicos realizados por profissionais experientes para que a doença seja diagnosticada. Os exames de imagem como ultrassom com preparo intestinal ou ressonância magnética são as opções de escolha.

 

Uma vez diagnosticada a doença, o ginecologista deve estabelecer um tratamento adequado à queixa da paciente, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Segundo a Dra. Carolina Resende, nos casos em que há indicação de cirurgia, como quando não há melhora da dor com medicamentos ou em alguns casos de infertilidade, a melhor opção é por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva, que favorece uma recuperação mais rápida, menor sangramento e menor risco de infecção intra-operatória.

 

“Se você tem cólicas de forte intensidade, não deixe de conversar com seu ginecologista sobre isto o quanto antes” esclarece a especialista Dra. Carolina.

 

E você? Já agendou a sua consulta hoje?

Estamos te esperando!

Matterclin - Saúde da Mulher

Tel: 011-2597 1361  ou 011-99013 7981 (Whatzapp)

http://www.matterclin.com.br/agendamento

 

Please reload

Posts Em Destaque

Grupo de Apoio Materno Matterclin

January 9, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

February 4, 2019

December 21, 2018

October 23, 2018

October 19, 2018