Depressão pós-parto?


Especialista: Fabiana Muniz – Psicóloga Clínica

Formação: Formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, é pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA/USP, com especialização em Carreiras e extensão em Psicologia e Informática pela PUC/SP.

Atuação: Psicóloga Clínica Matterclin

Como diferenciar o blues puerperal da depressão pós-parto?

Blues puerperal ou Disforia Puerperal é um quadro depressivo leve no período do puerpério que atinge 85% das mulheres.

Os sintomas são: instabilidade emocional, choro frequente, irritabilidade e comportamento agressivo com as pessoas a sua volta.

Os sintomas surgem nos primeiros dias após o parto e se agrava por volta do quinto dia, diminuindo de forma natural em até duas semanas. Eventualmente, a mulher poderá sofrer por mais tempo, desencadeando um transtorno de humor mais grave, como é o caso da depressão.

A depressão pós-parto afeta um número menor de mulheres, porém os sintomas podem permanecer por até um ano.

Os Principais sintomas são: histórico anterior de depressão, falta de interesse ou preocupação excessiva com o bebê, pensamentos e sentimentos negativos em relação ao parceiro, sentimentos de incapacidade em relação à maternidade, sonolência excessiva ou falta de sono, aumento ou perda de apetite, fadiga, baixa da libido, irritabilidade e agressividade, falta de interesse em atividades antes consideradas prazerosas e pensamentos suicidas.

Segundo a Dra. Fabiana Muniz, é muito importante que a mulher possa reconhecer o seu sofrimento, evitando isolamento, e aprenda a respeitar os seus limites, solicitando ajuda. A família também é essencial para lhe oferecer apoio emocional, para dar suporte nos cuidados com o bebê, assim ela se sentirá acolhida e mais segura.

“Vale reforçar que é de extrema importância que a mulher procure ajuda médica e psicológica para ser diagnosticada e fazer o tratamento adequado” enfatiza a especialista.

Na Matterclin a mulher possui acompanhamento psicológico especializado para esta fase tão especial e que requer tanto apoio para a chegada do novo membro da família.

E você? Já agendou a sua consulta hoje?

Estamos te esperando!

Matterclin - Saúde da Mulher

Tel: 011-2597 1361 ou 011-99013 7981 (Whatzapp)

http://www.matterclin.com.br/agendamento

#gestação #ginecologia #prevenção #mulher #tatuapé #matterclin #hospitalanaliafranco

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square