Doenças Benignas de Mama


Especialista:Dr Danilo Chiconeli Liporaci - Ginecologista / Obstetra e Mastologista.

Formação: Formado pela Universidade Mogi das Cruzes.

Especialização pela Sociedade Beneficente Hospitalar Santa Casa de Ribeirão Preto.

Especialização em Mastologia pelo Hospital Pérola Byngton de São Paulo.

Atuação: Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.

Matterclin e Hospital São Luiz Anália Franco.

Coordenador da Equipe de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Cruz Azul de São Paulo.

Doenças benignas de mama.

Os distúrbios das mamas podem ser não cancerosos (ou seja benignos) ou cancerosos (malignos). Os distúrbios não cancerosos incluem a mastalgia (dor nas mamas), os cistos, a doença fibrocistica da mama/ adensamentos , o fibroadenoma , a secreção através dos mamilos e a infecção da mama.

Vamos conhecer cada uma:

Mastalgia:

Em geral ocorre antes e/ou durante a Menstruação, mas podem acontecer em qualquer momento do ciclo menstrual. Provavelmente são causadas pelas alterações hormonais do ciclo menstrual. Na maioria das vezes o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios resolve o sintoma. Em raros casos são necessárias outras medicações (como drogas anti-estrogênicas), com efeitos colaterais mais importantes.

Cistos

Os cistos contém líquido, e podem ser puncionados no próprio consultório, quando palpáveis. Só se cogita cirurgia, para excluir câncer, se o mesmo cisto voltar, houver massa restante após a punção ou o líquido for sanguinolento.

Pacientes com cistos múltiplos simples podem acompanhar com ecografia, mamografia de rotina e acompanhamento médico periódico.

Doença Fibrocística da Mama / adensamentos

Apesar de ser chamada de doença, esta condição não é uma doença.

A doença fibrocistica das mamas é um distúrbio comum no qual há dor mamária, cistos e nódulos benignos simultaneamente. Áreas de adensamentos são áreas endurecidas, acompanhadas ou não de dor e nodularidade. Em caso de dor, está indicado o uso de analgésicos.

Fibroadenomas mamários

Os fibroadenomas são nódulos sólidos benignos. Ocorrem mais frequentemente em mulheres jovens, entre a adolescência e os 30 anos de idade .

Os nódulos são facilmente mobilizados, possuem bordas nitidamente definidas que podem ser palpadas durante o autoexame. Eles têm uma consistência de borracha. Mesmo benignos têm uma tendência a voltar e podem atingir grandes volumes.

O diagnóstico é principalmente clínico, mas pode ser complementado com punção e ecografia. O tratamento é a sua retirada cirúrgica na maioria das vezes.

Secreção através do mamilo

As secreções de coloração branca e esverdeada estão relacionadas com benignidade, já as transparentes e sanguinolentas, são mais suspeitas.

As características mais relacionadas ao câncer ocorrem quando a secreção aparecem em uma só mama, ter secreção espontânea e ter saída na compressão de um só ducto (um só ponto da mama).

Infecção e abscesso de mama

As mastites (infecções mamárias) são raras. Sua ocorrência é mais comum após o parto e durante a amamentação.

Em alguns casos, o câncer de mama pode produzir sintomas semelhantes aos de uma infecção mamária. A mama infectada torna-se vermelha, inchada, sensível e quente. O tratamento adequado é a administração de antibióticos.

A amamentação pode ser mantida nestes casos e deve ser acompanhada por especialistas em Mama e Amamentação.

O abscesso mamário, ainda mais raro, é um acúmulo de pús na mama. Geralmente evolui de uma mastite não tratada. É tratado com antibioticos e é drenado cirurgicamente.

Segundo Dr Danilo Liporaci, a melhor conduta é que a mulher procure por um especialista assim que verificar os sintomas, possibilitando assim o correto diagnóstico e o rápido tratamento, seja qual for o problema na mama.

“O auto-exame das mamas e a verificação diária de sinais e sintomas pela própria mulher é o primeiro passo para o correto diagnóstico e tratamento” afirma o especialista Dr. Danilo.

E você? Já agendou a sua consulta hoje?

Estamos te esperando!

Matterclin - Saúde da Mulher

Tel: 011-2597 1361 ou 011-99013 7981 (Whatzapp)

http://www.matterclin.com.br/agendamento

#câncermama #gestação #ginecologia #prevenção #obstetra #prenatal #mulher #hospitalanaliafranco #apoiomaterno #gestante #tatuapé #matterclin #ginecologista

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square